Na manhã desta quinta-feira (31), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), através da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), realizou o lançamento da terceira etapa do projeto Arborizar-se, em que mais 23 municípios foram convidados a fazer adesão ao programa. A ideia principal é resgatar o bioma local e a paisagem urbana, trazendo a flora de volta para cidade, deixando os espaços públicos, seja avenidas ou praças, cada vez mais agradáveis.
“Hoje é um dia memorável, pois, mais municípios estão fazendo a adesão a esse projeto que é vencedor e tem provado que vem dando certo. A meta do Governo do Estado é que até o final deste ano todos os 75 municípios estejam inseridos no Arborizar-SE e assim, a qualidade de vida dos centros urbanos irá melhorar consideravelmente", declarou a o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.
De acordo com o superintendente Especial da Serma, Ailton Rocha, as ações do Governo do Estado nessa esfera têm evoluído. “Alcançamos um grande feito, que são os consórcios de resíduos sólidos que objetivam erradicar os lixões, o Arborizar-SE foi premiado como melhor trabalho na Área de Paisagismo na Arborização Urbana no VI Encontro Nordestino de Arborização Urbana “Enau, ocorrido em Petrolina/PE, dentre mais de 300 projetos inscritos e conta com diversas instituições como parceiras. Além disso, como alguns municípios são carentes de informações técnicas, nós prestamos essa ajuda a fim de que as atividades do projeto sejam bem sucedidas", explicou.
Segundo o vice-presidente da Comissão de Direito Socioambiental da OAB/SE, Edson Luiz Campos Melo, o sucesso do projeto deve-se em parte à união de todos os atores envolvidos. “A OAB defende o papel constitucional em prol da sociedade e se soma às demais instituições que atuam na defesa do meio ambiente. Toda ação do homem tem impacto ambiental e, com a sucessão de tantos desastres catastróficos que lamentavelmente temos vivido nos últimos meses, faz-se necessário que estejamos a postos, não apenas para preservar o meio ambiente, mas, sobretudo, pensá-lo para as próximas gerações. É importante que cada vez mais o Estado de Sergipe seja referência e que cada um seja multiplicador da consciência ambiental", ressaltou.
Os termos de adesão
Nas duas primeiras etapas do Arborizar-SE, 25 municípios sergipanos aderiram ao projeto e elegeram a sua árvore símbolo, tendo a Sedurbs distribuído até o momento 4.800 mudas para o plantio, sendo que foram priorizadas em maior número as mudas de árvore símbolo eleitas por cada um deles.
Nesta terceira etapa, fizeram a adesão ao Arborizar-SE os municípios de Amparo de São Francisco, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Canhoba, Cedro de São João, Cumbe, Frei Paulo, Estância, Ilha das Flores, Itabaiana, Lagarto, Malhador, Muribeca, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba, Pirambu, Poço Verde, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, São Cristóvão, São Francisco e Tobias Barreto, totalizando 23.
Representando o município de Barra dos Coqueiros, a Chefe Divisão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Kedma Ribeiro, disse que o município abraçou a causa e pretende desenvolvê-lo da melhor maneira.
“O projeto é maravilhoso e, particularmente acredito que dará muito certo. A Barra dos Coqueiros tem como intuito modificar algumas árvores e se apropriar principalmente das nativas, a fim de realmente aderir à iniciativa, pois a proposta é somar como o Arborizar-SE. Ainda estamos no processo de seleção para a escolha da árvore símbolo, mas pretendemos valorizar as nativas e frutíferas", enfatizou.
Após a assinatura do termo de adesão dos municípios, os participantes do evento assistiram a uma palestra com a responsável pelo Projeto Arborizar-se em Itaporanga D’ajuda, Ísis Mota Rodrigues Dantas, que deu exemplos de como o projeto obteve resultados satisfatórios no município. Ainda foram apresentados os resultados da 1ª e 2ª etapa do projeto e feita a explanação do planejamento para a 3ª etapa.
Fotos