Nesta pandemia,  a dona de casa Josefa Francisca da Cruz, 48 anos, tem enfrentado grandes desafios para manter a alimentação dos filhos, além de cuidar da saúde. Moradora da Segunda Travessa Robério Dias, no município de Tomar do Geru, a 131 km de Aracaju, Josefa diz que o auxílio do Governo do Estado é de grande valia nesse período. “A tarifa social já é uma ajuda muito boa e, não precisar pagá-la durante três meses vai fazer muita diferença, principalmente para mim que tenho três filhos. Esse dinheiro vai servir para comprar ou pagar outras coisas. Muito bom o governo ter pensado em nós dessa forma”, declara.

Assim como dona Josefa, milhares de famílias de baixa renda, incluídas no programa de Tarifa Social da Deso, em todos os territórios sergipanos, já comemoram o primeiro mês de isenção do pagamento da conta de água e esgoto. Anunciada pelo governador Belivaldo Chagas, em 26 de março, juntamente com a suspensão de corte por falta de pagamento nos próximos três meses e do aumento de 5,36% na tarifa em todas as contas, a medida tem validade de 90 dias e foi tomada para beneficiar os sergipanos de baixa renda que precisam ficar em casa devido às medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), e, por conta deste isolamento, podem estar sem renda ou emprego.

De acordo com a assistente social da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Aline de Jesus Lima, o não pagamento da tarifa social que está sendo custeada pela própria empresa, faz muita diferença no orçamento dessas famílias. “A isenção neste momento é de extrema importância para diminuir os reflexos negativos do isolamento social a esta parcela economicamente mais vulnerabilizada da população sergipana, aproximadamente 10 mil famílias. Apesar de o vírus afetar a todos, indistintamente, não temos dúvidas de que este grupo tem sofrido e sofrerá as piores consequências, e precisamos garantir que, pelo menos, tenham o acesso gratuito ao bem mais essencial à vida: a água potável”, explica.

Ajuda providencial

Com as vendas em baixa, nas últimas seis semanas, a vendedora de semijoias Cláudia Leal Araújo se mostra aliviada com a isenção da tarifa. “As pessoas só estão comprando o essencial, meus clientes diminuíram muito os pedidos, mas alguns compromissos permanecem e temos de cumpri-los. Assim, saber que durante três meses a conta de água ficará zerada é muito bom, pois, vai ajudar a manter o equilíbrio das minhas finanças nessa fase turbulenta que estamos passando”, afirma a autônoma de 47 anos, residente da Rua Emídio Correia Soares.

A tarifa social

O Programa de Tarifa Social é destinado a clientes de baixa renda, objetivando a participação e integração da Deso no papel prioritário de promover a inclusão social.  O benefício concedido consiste na redução de 50% do valor fixado para a Tarifa Mínima dos imóveis classificados na categoria residencial. Para a isenção do pagamento é necessário que o imóvel já esteja cadastrado na tarifa social.

Aline Lima informa ainda que no momento novas inclusões estão suspensas. “Em virtude de os profissionais da Companhia de Saneamento não estarem realizando visitas domiciliares nesse período, as famílias que quiserem solicitar o benefício para ter sua avaliação socioeconômica realizada após a pandemia, podem fazer a solicitação através do número 4020-0195. Dentre os critérios para inclusão, destacamos a necessidade de estar cadastrado na categorial residencial e em apenas um imóvel, ter média mensal de consumo de até 10m³, além de se enquadrar nos demais critérios socioeconômicos definidos em norma específica da Deso”, detalha.