“É uma obra muita esperada por quem utiliza o local. Era um transtorno passar por aqui, muita movimentação, pouco espaço. Me divido entre Aracaju e Japoatã, então, transito por aqui frequentemente e acredito que depois de reformado, teremos mais conforto e segurança”. A declaração da professora Jaqueline Cavalcante, 42 anos, resume a opinião de centenas de usuários que utilizam diariamente o Terminal Rodoviário Luiz Garcia (rodoviária velha), no centro de Aracaju, para embarque e desembarque aos municípios do interior sergipano, e já se mostram satisfeitos com a reforma.

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a revitalização teve o projeto pleiteado junto ao Governo Federal e aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, recebendo investimentos na ordem de R$ 5.383.562,70, provenientes  do  Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização – FRD, gerido pelo BNDES e aplicado em municípios de influência da Vale.

Os trabalhos

De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Davi Alvelos, o andamento dos serviços é satisfatório. “Apesar das chuvas acima da média, que comprometeram a execução de alguns trabalhos na parte externa, pudemos adiantar outros, sendo que já aplicamos o piso de alta resistência no pavimento inferior e estamos concluindo no superior, fizemos a alvenaria dos boxes e bilheterias, instalamos a escada de incêndio, concluímos as instalações hidrossanitárias nos banheiros e as tubulações elétricas, bem como a alvenaria dos 17 quiosques na área externa”, detalha.

Davi Alvelos acrescenta que as atividades não param. “Aumentamos o efetivo e atualmente, 40 profissionais dão continuidade aos blocos para as fundações da estrutura metálica de embarque e desembarque, as instalações elétricas, hidrossanitárias e de ar condicionado, na recuperação da superestrutura e do telhado, readequação dos banheiros e na aplicação de revestimento cerâmico dos quiosques, de modo que o percentual executado é de 30%”, explica.

Transformação

Residente na cidade de Umbaúba, no Território Sul Sergipano, a servidora pública, Solange Moreira, 40 anos, diz que a reforma é bastante apropriada. “Utilizo o terminal para embarque e desembarque e a situação era complicada, um espaço pequeno e muito apertado para muita gente. Pelo que vemos de fora, temos a impressão de que a transformação vai ser para muito melhor”, analisa.

Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano, Ubirajara Barreto, a obra trará inúmeros benefícios. “A revitalização do terminal contemplará não apenas às centenas de usuários do transporte intermunicipal que o utilizam todos os dias e terão a seu dispor um espaço mais seguro e confortável, mas também aos comerciantes ali instalados e às pessoas que circulam pelo centro da capital, sem contar que a ação do Governo do Estado contribuirá significativamente para a preservação da memória arquitetônica, uma vez que o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e faz parte da história de Aracaju”, ressalta.