Três animais foram resgatados ela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) em Sergipe nas últimas 24 horas, dois no interior um na capital. Uma coruja, uma jiboia e pássaro Anu, debilitados eles foarm encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passam por avaliação de médicos veterinários.
A coruja suindara (tyto furcata) foi encontrada no município de Brejo Grande, Território do Baixo São Francisco e resgatada pela equipe da Adema, ela estava presa entre arames. “Ao chegar ao local, o animal estava muito debilitado, letárgico, desidratado e havia uma fratura exposta de membro anterior direito, por isso a coruja foi encaminhada para o Centro de Triagem para ser reabilitado”, explica a médica veterinária da Adema, Letícia Albuquerque.
Na Grande Aracaju, em São Cristóvão, o resgate foi de uma jiboia que foi encontrada em uma empresa e foi capturada por um funcionário e um pássaro, conhecido como Anum Preto (Crotophaga ani) foi capturado no quintal de uma casa. Ambos foram resgatados pela equipe da Adema e estão em cuidados médicos. “A ave passou por avaliação física e foi constatado que é um animal ativo, bastante responsivo, entretanto tinha uma fratura de membro anterior direito e está em fase de reabilitação. Já a jiboia está saudável e deve ser solta na natureza ainda esta semana”, explicou a veterinária Letícia Albuquerque.
Para o resgate de animai silvestres, a população deve entrar em contato com os agentes da Adema, por meio do telefone (79) 9-9191-5535.