Sem aglomerações, mas com muita sintonia e fé, foi celebrada uma missa no Auditório Central, da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, para comemorar os 51 anos da empresa, nesta terça-feira, dia 25 de agosto. O ato religioso foi transmitido ao vivo, através do canal no Youtube, da Deso, e contou com a presença do pároco José Lima Santana, da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, Carlos Melo, diretor-presidente, Carlos Anderson, diretor de Operação e Manutenção, Gabriel Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão, e Carlos Alberto Coutinho, diretor Comercial Financeiro da Deso.
Segundo o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, o momento atual apresenta desafios, mas a empresa vem se reinventando para superá-los e a live do aniversário surgiu para melhorar o relacionamento com a população, por meio da tecnologia. “O momento requer um esforço gigantesco e magnífico, mas eu acredito que estamos vencendo essa batalha, talvez uma das maiores batalhas que a vida nos trouxe. Quero deixar essa gratidão, em especial a toda a população sergipana que confia no trabalho da Deso, e dos seus colaboradores. Estamos levando saúde para a população. O momento que vivemos não permite as aglomerações, mas fizemos questão de fazer essa live com o padre José Lima, para que possamos iniciar um ciclo de aproximação através das tecnologias, já que hoje devemos nos adequar e mudar alguns princípios e conceitos para que tenhamos uma nova visão de relacionamentos nesse novo mundo. Essa foi a primeira “Deso Online” e teremos uma série de outras 12, todas as terças e quintas-feiras no período da tarde, onde teremos todo esse relacionamento. Parabéns a nossa querida Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, por esses 51 anos de muito trabalho para a sociedade e que próximos 51 anos venham para que possamos continuar trabalhando com tanto amor e carinho para toda a população sergipana”, frisou.
Para o padre José Lima Santana, a Deso tem uma grande importância para o estado ao longo desses 51 anos de trajetória. “É de muita importância para Sergipe a existência da Companhia de Saneamento. Transformada de autarquia para sociedade de economia mista em 25 de agosto de 1969, ela vem cumprindo seu papel de forma extraordinária, muito embora não sejam poucos os problemas que devem ser enfrentados no dia a dia. Não é fácil abastecer mais de 70 municípios e mais de 400 ou 500 povoados do estado, não é fácil fazer coleta de esgoto, não é fácil captar água, aduzir, tratar e distribuir. Mas eu acredito que a Deso é, sem dúvida nenhuma, um patrimônio extraordinário do estado de Sergipe, do povo sergipano e, ao longo desses anos todos, desde primeiro de novembro de 1909, quando jorrou água pela primeira vez nas torneiras de Aracaju, até os dias de hoje, são ao todo 101 anos de atividades em prol do saneamento básico e, desses 101, são 51 como sociedade economista, como Companhia. O mais importante de tudo para mim é que todos os servidores da Deso possam se induir desta grande importância da Deso para todos nós, ‘desianos’, para o estado de Sergipe e o povo sergipano”, destacou.
De acordo com Carlos Anderson, diretor de Operação e Manutenção, o aniversário da Companhia é um momento de alegria e, mesmo sendo diferente este ano, é um lembrete de que os funcionários devem manter o trabalho de qualidade prestado à população. “É uma alegria muito grande estar comemorando os 51 anos da Deso como funcionário, estando no cargo de diretor nesse momento importante. Como verificamos, algumas reportagens falam da importância da água nesse momento de pandemia e a Deso vem ratificando a prestação de serviço excelente que tem. Então, são 51 anos ‘bem vividos’ e que venham mais 51. É um momento de alegria, de comemorar de uma forma diferente. Todos os anos que estivemos presentes aqui a comemoração era outra, com aproximação, abraços, contato pessoal, mas infelizmente isso não é possível nesse momento e estamos fazendo como é aceitável, mas o bom é que conseguimos levar essa alegria para quem está em casa e não pode estar aqui. A Deso é uma empresa importante e quem faz a Deso somos nós, funcionários, com apoio do Governo do estado”, disse.
Gabriel Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão, destacou que a comemoração online demonstra o dinamismo da Deso e ressalta que esse ano o trabalho da empresa é ainda mais importante porque, com a água tratada, a população pode combater o contágio da Covid-19. “A Companhia está iniciando seu segundo cinquentenário, mas procura se adaptar a realidade que estamos vivenciando, um momento que infelizmente obriga as pessoas a se manterem nem tão próximas. Já testemunhei o aniversário da empresa em 14 ocasiões anteriores, desde que entrei, e essa é realmente uma adequação à realidade, diante do momento que estamos vivendo. Nosso trabalho faz parte da solução desse problema, o saneamento e a higiene são os maiores responsáveis pelo combate a esse vírus que tem sido disseminado e um gesto relativamente simples como lavar as mãos com água limpa e sabão é capaz de evitar a propagação, o contágio e, além dos outros males trazidos pela doença. Então, a todos os sergipanos que são servidos pela Deso, fica mais esse motivo de celebração dos 51 anos da empresa. A mensagem que deixo para os funcionários é que lutem, persistam, trabalhem ainda mais arduamente para que a empresa possa se manter perene por outros 51 anos pelo menos”, contou.
O diretor Comercial Financeiro, Carlos Alberto Coutinho, parabeniza as pessoas que fazem parte da Companhia e destaca a importância dessa data comemorativa. “É uma adaptação dos novos tempos, um momento de muito agradecimento, uma vitória do povo sergipano, que construiu uma empresa do porte da Deso, com a qualidade de serviço que ela tem. A Deso é uma empresa que todos os sergipanos devem se orgulhar. É motivo de muito orgulho e satisfação estar atuando aqui. Todos que fazem a Deso estão de parabéns. As pessoas têm que valorizar essas datas, são momentos simbólicos muito importantes, e elas devem curtir cada vez mais isso e se sentirem orgulhosas por fazerem parte dessa história”, afirmou.
O diretor de Gestão Corporativa, Ricardo Pereira, participou remotamente da missa com a sua família. Para ele “é um orgulho enorme fazer parte da equipe Desiana e não poderia deixar de parabenizar a todos os colaboradores que diariamente desempenham as atividades da melhor forma possível, contribuindo para o crescimento da nossa Companhia que tem um papel fundamental de levar a água, um bem tão essencial à vida, para toda a sociedade sergipana. E agradecer a Deus e aos colegas e amigos que oraram ao Senhor pela minha cura na batalha contra a covid-19. Sou testemunha do amor de Deus e creio que em breve tudo isso passará e estaremos juntos, comemorando mais 51 anos”, disse.