A partir da próxima segunda-feira, 05 de março, todo e qualquer cidadão poderá se cadastrar para o recebimento de alertas de inundações, deslizamentos, movimentos de terra de outros desastres emitidos pela Defesa Civil. Todos os telefones do estado deverão receber uma mensagem SMS, que será enviada através de uma parceria do Governo Federal com o Governo de Sergipe. O serviço de notificação por SMS para alerta de desastres é um projeto coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para discutir a melhor forma de uso da ferramenta, representantes das Defesas Civis Estadual e Municipal, e o meteorologista Overland Amaral se reuniram nesta sexta-feira, 02.
Cada cidadão deverá enviar o CEP da sua residência para se cadastrar ao recebimento, em caso de necessidade, dos alertas vindos das Defesas Civis locais. O serviço desenvolvido pela Anatel e os órgãos de Defesa Civil segue o exemplo de países como Canadá, Bélica, Chile e Japão e já foi instituído em outros estados do Sudeste, Centro-oeste e Sul do Brasil. É gratuito tanto para a população quanto para o Governo, conforme estabelece a Lei Federal nº 12.983, de 02 de junho de 2014, e tem como papel fundamental auxiliar os órgãos de Defesa Civil na prevenção e na redução dos impactos causados por desastres naturais.
Sobre o funcionamento do projeto em Sergipe, o Cel. Alexandre José, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, explica que a grande fonte de informação sobre esses alertas são os sistemas meteorológicos do Brasil: o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe. “O sistema está pronto para funcionamento e estamos alinhando as informações de todas essas fontes para que chegue à população com a maior precisão possível. Será um grande avanço para a gestão de riscos e desastres em Sergipe”, explicou.
O meteorologista Overland Amaral ressaltou a importância do projeto para garantir a segurança da população em casos de emergência. “Esse tipo de informação ajuda a deixar a população mais segura e prevenida durante eventos extremos”, comentou. Opinião compartilhada pelo secretário municipal da Defesa Social de Aracaju, Luis Fernando Almeida. “Essa união de forças é fundamental. Estamos determinando parâmetros para informar da melhor maneira possível”, concluiu.
Como cadastrar?
O processo do cadastro é simples. A partir do dia cinco de março, toda a população sergipana com um telefone celular receberá uma mensagem com os seguintes dizeres: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse.”
Para aderir ao serviço, basta responder a mensagem recebida apenas com o número do seu Código de Endereçamento Postal (CEP), com ou sem pontuação, e esperar pela confirmação que virá logo a seguir. Caso o usuário não receba a mensagem solicitando o cadastramento, ele também poderá enviar um SMS com o número de CEP de seu interesse (podendo mais de um) para o número 40199 e esperar confirmação.