Ações estratégicas para o cumprimento das metas do Programa Nacional dos Comitês das Bacias Hidrográficas (Procomitês), alinhamento de propostas, fortalecimento das relações dentro do sistema de gestão de recursos hídricos do estado, foram alguns dos temas discutidos na reunião entre os membros de Diretoria de Planejamento e Gestão Participativa (DPGP) da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) e os presidentes dos Comitês das Bacias Hidrográficas de Sergipe (CBH’s).

A fim de garantir o distanciamento social necessário, a reunião foi realizada no formato híbrido e proporcionou a abertura dos trabalhos para o ano de 2021, em especial o debate sobre as metas do Procomitês, tendo a participação virtual de nove integrantes e a presença física de 10 deles.
Para o Superintendente em exercício da Serhma, Pedro Lessa, o encontro serviu para detalhar o encaminhamento das metas estabelecidas para o ano em curso. “Além da orientação dada aos gestores, discutimos os Planos de Capacitação e de Comunicação dos Comitês das Bacias Hidrográficas, enquadramento dos corpos d’águas das bacias hidrográficas dos rios Piauí e Japaratuba, sobre cobranças do uso de água no Estado, além do esclarecimento das dúvidas surgidas”, explicou.

Pedro Lessa acrescentou que o resultado superou as expectativas. “Reunimos os três presidentes dos comitês, o que nem sempre é possível, e como saldo, já agendamos uma reunião para análise e elaboração do Termo de Referência para a contratação de empresa para a implementação do plano de comunicação, além de encaminhamentos para as demais metas do Procomitês a serem executadas neste ano, bem como uma agenda de reuniões para discussões das demandas”, ressaltou.

Procomitês

Sob o número 082/2017, o contrato do Procomitês foi celebrado entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), com o objetivo de fortalecer os comitês de bacias hidrográficas, além de contribuir para o aperfeiçoamento da atuação dos CBH’s e sua consolidação como espaços efetivos de formulação da política de recursos hídricos no Estado.


Última atualização: 26 de janeiro de 2021, 13:48 PM por: