O Superintendente Especial dos Recursos Hídricos, Ailton Rocha, participou na quinta-feira, 13, da inauguração do Centro Regional de Triagem de Materiais Recicláveis, Caio Marcelo Valença, no município de Malhador, a 52 km de Aracaju. Construído com recursos oriundos de acordo judicial em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), o Centro será administrado pelo Consorcio Público do Agreste Central Sergipano (CPAC), e tem como objetivo fazer a coleta seletiva de lixo, ação essa que faz parte da política de resíduos sólidos de Sergipe, que entre as suas propostas, prevê a erradicação do trabalho infantil nos lixões,e, por fim, o encerramento das atividades destes.

Durante a solenidade de inauguração, a prefeita de Malhador, Elaine Oliveira, anunciou que a Prefeitura Municipal através da Cooperativa de Catadores Recicláveis de Malhador (Cooperma), contratou 39 associados para que a partir do próximo mês de março, realize a coleta seletiva, varrição, poda de árvores e limpeza do município. A gestora também fez a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI’S) e, disse ainda que até o início dos trabalhos será desenvolvida uma campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva, visando estimular a comunidade a separar corretamente os seus resíduos, inclusive protegendo a saúde dos catadores.

Homenagem

O Centro Regional de Triagem de Materiais Recicláveis recebeu o nome do advogado, Caio Marcelo Valença Teles de Menezes, que era superintendente do CPAC. Falecido em fevereiro de 2019, ele foi um grande defensor da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei nº 12.305/2010, e apresentou ao procurador do Trabalho, Raymundo Ribeiro, a necessidade de construção de centros de triagem de resíduos recicláveis para a inclusão social dos catadores e a melhor proteção do meio ambiente.

Segundo Ailton Rocha, a iniciativa é de extrema importância não apenas para o município, mas para o Estado como um todo. “Todos os envolvidos estão de parabéns pelo feito que fortalece o processo de empoderamento da política de resíduos sólidos em Sergipe. Ao todo serão construídos quatro centros que serão entregues aos consórcios públicos intermunicipais encarregados da execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos em território sergipano. O próximo Centro de Triagem a ser construído beneficiará os municípios da Grande Aracaju e ficará localizado no município de São Cristóvão", declarou.