Sejam eles naturais ou tecnológicos, os desastres ocorrem frequentemente e sem qualquer tipo de aviso prévio. Em razão disso, os agentes de Proteção e Defesa Civil, junto à comunidade, devem estar preparados para tais ocorrências, a fim de que os impactos sejam os mínimos possíveis para as pessoas, o poder público ou às entidades privadas.

Visando criar uma política de ações de prevenção e redução de desastres, e incentivar os coordenadores e agentes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec’s) a tornaram-se mais atuantes em relação aos desastres e eventos adversos relacionados ao Estado, o Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), realizará o I Webinário ‘Conhecer para prevenir, preparar e responder’, que acontecerá no dia 07 de outubro (quarta-feira), das 10h às 11h30.

Organizado pelo Depec, o encontro virtual faz parte da programação da Semana Nacional de Redução de Desastres 2020, e terá três palestras com temáticas que tratam sobre os desastres e eventos adversos ocorridos no Estado de Sergipe, abordando ações e estratégias a serem realizadas durante as fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Adaptando-se à realidade

De acordo com o diretor do Depec, o tenente-coronel Luciano Queiroz, neste ano a programação alusiva à Semana Nacional de Redução de Desastres será realizada a distância, em virtude da pandemia da Covid-19. “Inicialmente o intuito era desenvolvermos um simulado relacionado a um desastre que envolvesse produtos perigosos, mas isso demandaria a participação de centenas de pessoas, bem como outros órgãos e empresas, o que no momento vai de encontro às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em função deste empecilho, tivemos que nos adaptar à realidade atual e organizamos o nosso primeiro Webinário, pois, esta é uma campanha que faz referência à Semana Nacional de Redução de Desastres, que promove ações em todo o país, e ao Dia Internacional de Redução de Riscos, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em diversos países, porém, usando recursos tecnológicos, por meio de redes sociais, tentando mobilizar o maior número possível de agentes de defesa civil para participar da campanha”, ressalta.

O evento que objetiva despertar nos agentes e coordenadores das Defesas Civis municipais a adoção de uma cultura de percepção dos riscos de desastres e vulnerabilidades de cada localidade nos municípios sergipanos, terá ainda a participação do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves.

As inscrições para o webinário são gratuitas, franqueadas a qualquer pessoa que tiver interesse e estão disponibilizadas no site do Depec, no endereço: https://www.defesacivil.se.gov.br/ e o evento poderá ser acompanhado pela plataforma do canal do YouTube da Sedurbs, no endereço: http://youtube.com/Sedurbs. Os participantes poderão ter acesso ao certificado digital emitido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, por meio do site da instituição.

Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres 2020

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou 13 de outubro como o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (DIRRD), cujo objetivo é promover uma cultura global para a redução do risco de desastres, que inclui aspectos de prevenção, mitigação e preparação. É uma oportunidade de reconhecer o progresso feito na redução do risco de desastres e na redução da perda de vidas, meios de subsistência e saúde, em linha com o objetivo da Estrutura Sendai para redução de risco de desastres 2015-2030.

Mantendo a atenção que o Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres dedica ao impacto dos desastres na vida e no bem-estar das pessoas, o tema deste ano busca transmitir a mensagem de que muitos desastres podem ser evitados por meio de estratégias de RRD para gerenciar e reduzir os níveis de risco existentes e evitar a criação de novos riscos.

No Brasil, a Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída em 26 de setembro de 2005, por meio de Decreto Federal, a ser comemorada na segunda semana de outubro de cada ano, destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.