Discutir o Nordeste Brasileiro e o desenvolvimento sustentável foi que o uniu, na noite do último domingo, 22, representantes dos recursos hídricos da Região Nordeste em um seminário que acontece entre os dias 22 a 26 de novembro e é totalmente online, transmitido pelo canal do youtube da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
São 400 congressistas no evento assistindo a palestras e d 267 trabalhos técnicos apresentados em 12 mesas redondas e duas palestras para todos os participantes com 51 conferencistas no Brasil e do Exterior. Questões como os desafios do abastecimento de água em regiões semiáridas, o impacto das mudanças climáticas, os avanços tecnológicos em diversos setores estão em discussão nesse evento.
O Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) de Sergipe, Ailton Rocha, participou da abertura do Simpósio de Recursos Hídricos que traz como tema central “O Nordeste Brasileiro na visão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na abertura do evento o superintende falou, em palestra proferida sobre os desafios da gestão da política de recursos hídricos. “O seminário vai abordar os desafios que o Nordeste tem que percorrer e que ao longo dos anos tem avançado bastante na implantação da política de recursos hídricos, tanto do ponto de vista institucional como também legal e na parte de infraestrutura. Vamos falar aqui de novos desafios que passam a ter uma relevância muito forte em decorrência das mudanças climáticas que nos afetam diretamente, transformando as secas que era um fenômeno natural e cíclico, em um fenômeno natural recorrente, nos colocando na posição como gestor de cada vez mais estarmos preparados para trabalhar com gestão de riscos”, explanou.
Segundo Ailton Rocha, o seminário vai tratar também do marco regulatório de saneamento básico, projeto de integração do Rio São Francisco, segurança hídrica e de assuntos de extrema relevância não só para ciência, mas como também para os gestores de recursos públicos em processo de tomada decisão. O evento segue até a próxima quinta-feira.