As obras do Pró-Rodovias é uma realidade em vários territórios sergipanos e, gradativamente, o programa que é um dos principais eixos do Avança Sergipe, vem modificando para melhor a malha viária estadual, garantindo segurança aos condutores e pedestres, facilitando o deslocamento entre os municípios, garantindo fluidez no escoamento da produção agrícola e mineral, bem como no transporte intermunicipal de passageiros e também de cargas e mercadorias.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), as obras de reestruturação da Rodovia SE-245, entre o Povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras e o município de Riachuelo, no Território da Grande Aracaju, avançam a cada dia, sendo perceptíveis as mudanças por elas já ocasionadas.

Com investimentos na ordem de R$ 4.121.270,77, o trecho em reestruturação possui extensão de 6,90 km, tendo duas pistas de rolamento com 3,00 m (três metros cada) e dois acostamentos com 1,00 m (um metro de cada lado), totalizando oito metros de largura, e receberá 5.299 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o andamento dos trabalhos é satisfatório. “A reciclagem do asfalto existente já foi executada em diversos trechos de toda a extensão da rodovia, bem como a camada de sub-base. Paralelo à continuidade de reciclagem, estamos realizando os serviços de drenagem profunda, a fim de que nas próxima semanas possamos iniciar as camadas de asfalto e posteriormente a imprimação e o asfalto”, detalha.

Ubirajara Barreto ressalta que a reestruturação da rodovia é de extrema relevância para o território. “Mesmo com uma extensão curta em relação às outras rodovias estaduais, a SE-245 tem um papel importante na malha viária, pois, além de ser um acesso rápido dos municípios vizinhos para o Porto de Sergipe, e também ao trecho Norte da BR 101, por ela trafegam diariamente dezenas de veículos com cana-de-açúcar e outros tipos de cargas e materiais oriundos das indústrias existentes na região, sendo crucial a sua recuperação para o desenvolvimento da economia sergipana”, enfatiza.