Nesta quinta-feira, 23, o município de Itabi foi palco da 27ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, iniciativa do Governo do Estado que busca atender às demandas da população de forma inclusiva, com mais de 160 serviços ofertados. Na oportunidade, foi anunciado um pacote de obras que serão realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), deixando um legado de melhorias duradouras para o município.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Igor de Albuquerque, elencou cada obra e ressaltou a importância dessas intervenções para o desenvolvimento sergipano. “Itabi recebeu autorização para pavimentação asfáltica de 5 mil metros quadrados em ruas da sede do município; inclusão da obra de reforma da quadra do Povoado Boa Hora, por meio do programa ‘Acelera Sergipe’; inclusão da obra de construção do estádio de futebol Bebetão, também pelo ‘Acelera Sergipe’; e execução da obra de construção de três passagens molhadas, esta pelo DER. Além disso, foi realizada a entrega do projeto executivo da reforma do Mercado Municipal Edson Menezes de Melo, por meio do ‘Projetar-SE’. Todas essas obras são parte do compromisso do Governo de Sergipe em melhorar a infraestrutura das cidades do interior”, destacou.

O anúncio do investimento de  R$ 1.590.090,62 para a construção do estádio de futebol Bebetão, por meio do programa ‘Acelera Sergipe’, foi o momento mais aplaudido pelos itabienses e esportistas. “Eu estou muito feliz. O futebol é o meu esporte preferido. Gosto muito de assistir aos jogos, até demais. Mal posso esperar para quando esse local estiver pronto, para poder vir assistir aos jogos aqui. Vai ser ótimo, vai ficar muito bom. Disseram que vão reformar todas aquelas arquibancadas e vai ficar tudo bonito. Antigamente,  aqui era um lugar muito animado, vinham times como o Confiança e o Sergipe jogar aqui. Depois acabou-se, mas agora vai voltar. Sempre tive essa esperança”, vibrou o aposentado Rubens Barbosa.

Também moradora de Itabi, Maria José de Matos garantiu que é um privilégio para o município e uma grande conquista dos itabienses receber tantas intervenções que irão mudar a cara da cidade. “Com todos esses anúncios do governador, será uma revolução. Eu tenho 59 anos, e há muito tempo não vejo obra aqui. A gente só tem que agradecer”, disse.

A aposentada Ana Maria dos Santos também expressou sua alegria. “A gente espera por isso há muito tempo aqui em Itabi. O Governo do Estado está trazendo mais asfalto para as ruas da nossa cidade. Ficará melhor de circular. Tudo que vem para progresso é muito bom e ajuda todo mundo, e saber que também teremos um estádio novo é maravilhoso. Vai incentivar o esporte e trazer mais oportunidades para os jovens”, afirmou.

Acelera Sergipe

A Sedurbi, em parceria com a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), esteve disponível, durante o ‘Sergipe e aqui’, também com o programa ‘Acelera Sergipe’, para auxiliar prefeituras e gestores a agilizar o trâmite na execução dos projetos. O objetivo da iniciativa é subsidiar gestores públicos, prefeitos e a própria população com informações importantes sobre os benefícios oferecidos pelo programa, lançado em 2024 pelo atual governo estadual.

Coordenado pela SECC, o ‘Acelera Sergipe’ foi criado para viabilizar a execução de obras estruturantes em todo o estado. O programa prevê, nesta primeira etapa, investimentos de cerca de R$ 200 milhões, destinados a mais de 49 municípios, que serão contemplados com 80 obras no total.