No exercício do planejamento de obras de infraestrutura, o Governo do Estado tem priorizado a qualidade de vida dos sergipanos, especialmente das comunidades que ainda residem em ruas, avenidas, praças e estradas de chão batido. Em 39 municípios de todas as regiões, os serviços de pavimentação granítica das vias públicas têm proporcionado condições mais salutares aos moradores, a exemplo das famílias residentes no povoado Bom Jesus, em Laranjeiras, especificamente na avenida Engenheiro Sérgio Melo, mais conhecida como avenida da Linha do Trem.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), a obra recebeu investimentos de R$ 352.230,29 e compreendeu a implantação de 3.843,83 m² de pavimentação a paralelepípedo e 1.742 metros de meio-fio em concreto em toda a extensão da via.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, o Governo do Estado compreende a importância de executar a pavimentação granítica em locais onde ela é ainda mais necessária. “Há famílias que residem em áreas onde a poeira predomina no verão, e a lama durante o inverno, e a pavimentação adequada interfere positivamente na saúde das pessoas”, explica.

Facilidade para trafegar

Residente na localidade há 20 anos, a dona de casa Eliana de Jesus afirma que a obra modificou o dia-a-dia de quem mora no logradouro. “Esse calçamento deixou a vida de todo mundo melhor, antes era terrível, principalmente quando chovia, pois, para a gente sair e as crianças irem pra escola, tínhamos de ir com os calçados nas mãos e levar um vaso de água para lavar os pés até pegar o transporte. Ficou uma maravilha”, orgulha-se a dona de casa de 45 anos.

Também morador da avenida, Leanderson Soares diz que a situação atual é completamente diferente de alguns meses atrás. “Agora está melhor tanto para a gente caminhar quanto para os carros trafegarem, em dias de chuva era ruim demais para eu e os meus irmãos irem para a escola, tinha lama por todos os lados. A obra ficou excelente, só temos a agradecer”, diz o estudante de 18 anos.

Luiz Roberto destaca que os benefícios ocasionados por esse tipo de intervenção são muitos. “Somente neste ano, o Governo do Estado implantou 191 mil metros quadrados de paralelepípedo nas sedes e povoados dos municípios, o que além de melhorar o dia-a-dia dos moradores, propicia empregos temporários, assegura tranquilidade na circulação de pessoas e eleva a sua autoestima, pois modifica para melhor o ambiente em que vivem, resultando no bem-estar coletivo de todos”, enfatiza.