A busca por um futuro mais promissor e uma qualidade de vida melhor para a população de Simão Dias vem ganhando força com os significativos investimentos que estão sendo realizados pelo Governo de Sergipe no município. A administração estadual tem se empenhado em alocar recursos estratégicos para impulsionar o desenvolvimento da cidade. Para garantir a eficiência, qualidade e progresso das obras em andamento na região, o secretário do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, realizou nesta terça-feira, 29, acompanhado do ex-governador Belivaldo Chagas, uma visita de inspeção às diversas intervenções que estão sendo conduzidas pelo Estado no município.

As obras representam um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões e abrangem áreas como mobilidade urbana, esportes, lazer e infraestrutura. Para Luiz Roberto, todas as intervenções reforçam o compromisso do Governo do Estado em promover um desenvolvimento qualitativo na região. “Hoje, além de verificar o progresso das obras, pude reforçar o diálogo aberto com a comunidade. Essa prática demonstra o nosso compromisso para garantir a eficácia, a qualidade e a transparência das intervenções em curso”, disse o secretário da Sedurbi.

O primeiro ponto de parada da visita ao município foi verificar in loco o andamento dos trabalhos de construção do Ministério Público Estadual, que está com 100% dos serviços executados.

A construção da ponte sobre o Rio Caiçá, no povoado Ilhotas, foi mais um canteiro de obras visitado pelo secretário da Sedurbi e que está bastante adiantado, em 90%. Erguida sobre um dos principais rios do município, a intervenção tem 25,50 metros de extensão, pista de rolamento com 7 metros de largura, passeio em concreto com guarda-corpo em ambos os lados e, quando concluída, facilitará o acesso de condutores e pedestres entre a sede municipal e os povoados Caraíbas, Caraíbas de Baixo, Cumbe, Ilhota, Jaqueira, Mariquita, Olho D´água, Pombo, Rio Fundo, Salobra e Taperinha.

Luiz Roberto também foi conferir de perto a revitalização do Complexo Esportivo José Maria Costa, na sede do município, e do campo de futebol do povoado Pastinho. Por lá, foi constatado que todas as etapas estão sendo cumpridas conforme os padrões estabelecidos e os prazos determinados, estando com 75% e 97% dos serviços executados, respectivamente. Vale destacar que, com 10.000 m² de área, o Complexo oferecerá à população, campo de futebol gramado e de areia, vestiários, rampas para skate, equipamentos de ginástica, passeio em concreto e iluminação em seu entorno, acessibilidade em todos os espaços, e, quando concluído será um dos mais modernos do interior sergipano.

Residente no Povoado Pastinho desde que nasceu, Gildo da Cruz comentou que a revitalização resgatou o esporte e trouxe mais lazer para os moradores. “A reforma desse campo deixou todos nós felizes, pois ele era de chão batido, agora tem calçada, alambrado e até vestiários. Esse é o maior espaço de lazer da gente. Aos domingos a gente joga bola e, agora com a  reforma, já está sendo planejado um campeonato com os dois times daqui e os dos povoados vizinhos”, revelou o agricultor de 48 anos.

No quesito mobilidade urbana, as intervenções que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado nas ruas do município também estão  sendo finalizadas.  A requalificação da avenida Zacarias de Carvalho está quase pronta, recebendo os devidos reparos nos acostamentos. Já nos 2,5 km da avenida Pedro Almeida Valadares, uma das mais importantes vias da cidade, está sendo realizada a pintura de guarda-corpo em dois pontos existentes. Essas duas obras receberam serviços de drenagem, implantação de passeio, acostamento em paralelepípedo, meio-fio, aplicação de camada asfáltica na pista de rolamento e sinalização horizontal. Uma vez concluídas, irão garantir mais segurança e comodidade para o tráfego de veículos e circulação de pedestres, além de modificar para melhor o aspecto naquela área da sede municipal.

Segundo o mecânico Fábio de Carvalho Santos, 38 anos, o município ganhou muito com a intervenção, pois mudou completamente a ‘cara’ da cidade. “Mudamos nossa oficina para a Avenida Pedro Valadares há quase  três meses. Essa obra é um grande benefício para os moradores e para quem passa por aqui, pois a via está mais larga, bonita e melhor para trafegar”, opinou.

Por fim, o secretário da Sedurbi visitou o novo mercado da cidade construído pelo Governo do Estado e já entregue ao município, e , logo em breve, terá as atividades iniciadas. Como também, Luiz Roberto visitou a nova sede da Emdagro, que está sendo completamente reformada, com 65% realizada. Os atuais serviços se concentram na execução da alvenaria da escada, início do revestimento, esquadrias da parte térrea, e instalações elétricas, além do assentamento da base  para a plataforma elevatória.

“Hoje, fiscalizamos as obras do Governo de Sergipe em Simão Dias. Ao lado do ex-governador Belivaldo Chagas, tive a oportunidade de visitar algumas intervenções em andamento no município e fiquei feliz em constatar os avanços alcançados em cada uma delas”, concluiu Luiz Roberto.