As obras já haviam começado antes do início da pandemia da Covid-19 e o Executivo estadual, mantendo todas as precauções, dá andamento ao trabalho de revitalização da principal praça esportiva coberta do município de Simão Dias, a 107 km de Aracaju. O Ginásio de Esportes, localizado na Avenida João Antônio de Santana. Executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a obra recebe investimentos de R$ 285.001,49, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), recursos destinados exclusivamente para esse tipo de gasto público.
Está comprovado que além de melhorar a saúde física e mental do cidadão, as práticas esportivas aprimoram as relações sociais e contribuem significativamente para incentivar os jovens a trilharem por bons caminhos. Atento a essas questões, seja em escolas da capital ou nas cidades do interior, inclusive em povoados, o Governo de Sergipe tem construído e recuperado quadras esportivas a fim de oferecer alternativas de lazer e bem-estar à população.
No ginásio na região Centro-Sul de Sergipe, os serviços de revitalização consistem na recuperação da cobertura, revestimento das paredes, impermeabilização das lajes expostas, recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação de sistema de instalações de incêndio, substituição de esquadrias de madeira e de metal, pavimentação, instalação de aparelhos e metais sanitários, urbanização e pintura geral.
Segundo o engenheiro civil e Coordenador de Obras da Sedurbs, Bruno Oliveira, o andamento dos trabalhos é satisfatório. “No momento, 10 profissionais executam a pintura interna e externa, regularização da impermeabilização da laje, limpeza do piso e limpeza externa. Posteriormente, faremos a recuperação do piso, das esquadrias de ferro, limpeza de fossa e sumidouro, instalação de cobogós, entre outros serviços”, explica.
O Secretário de Estado do Desenvolvimento e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, acrescenta que é importante lembrar que todas as obras que estão em andamento pelo governo do estado obedecem às normas de proteção exigidos pela Organização Mundial da Saúde. Segundo o secretário, a empresa que ganhou a licitação já estava com essa obra em andamento, mas com a pandemia, foi orientada pela Sedurbs a cumprir a regras preconizadas pela OMS e esse trabalho é importante porque a reforma é um compromisso com a cidadania. “Os recursos destinados a recuperação do ginásio de esportes não pode ser utilizado para outros fins e mesmo com todas as atenções e a maioria das ações voltadas para a prevenção da COVID-19, o Governo do Estado, dentro das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, dá continuidade a algumas obras iniciadas antes da pandemia”, ressalta.
O secretário acrescenta ainda que a revitalização do ginásio assegura aos simaodienses opções de lazer e entretenimento. “Uma vez que esse tipo de espaço tem múltiplas funções de utilização e, além de elevar a autoestima e a dignidade dos moradores, retiram a juventude do ócio, direcionando-a para um futuro melhor e com novas oportunidades”, enfatiza.