Oferecer condições de trabalho necessárias e valorizar os profissionais da área para que a segurança pública cada vez mais se torne um importante instrumento de proteção aos sergipanos são ações permanentes realizadas pelo Governo de Sergipe. Nos próximos meses, a população de Nossa Senhora das Dores, distante 112 km de Aracaju, e cidades circunvizinhas do Território do Médio Sertão Sergipano, quando necessitarem dos serviços prestados pela delegacia de polícia poderão contar um ambiente moderno, confortável e  infraestrutura condizente para atender às suas necessidades.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a reforma e ampliação da delegacia de polícia recebe investimentos no valor de R$ 997.996,34, oriundos do Tesouro Estadual, e, quando concluída será a maior unidade policial do território, perfazendo uma área total de 1.462,32 m².

Reforma e ampliação

Serão 234,41m² referente à área da reforma e 341,07 m² da ampliação do prédio, cujos serviços compreendem a aplicação de estrutura em concreto armado (laje pré-moldada e maciça) e alvenaria de bloco cerâmico, instalações elétricas, hidrossanitárias, telefone, lógica, gás, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), de combate a incêndio e pânico, instalação de câmeras de segurança, alarmes, luzes de emergência, pisos de alta resistência e cerâmico, esquadrias de madeira, alumínio e ferro e pintura geral e cobertura em telha ondulada.

Na área externa serão executados pavimentação em paralelepípedo e concreto desempolado, muro em alvenaria, aplicação de gradil em ferro, jardineiras, além de estacionamento para carros e motocicletas. O direito à acessibilidade será assegurado com a construção de rampas de acesso, aplicação de piso tátil, sanitários para pessoas com mobilidade reduzida, vagas para deficientes e idosos no estacionamento, placas de sinalização comuns e em braile.

O andamento dos trabalhos

Segundo o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, o andamento dos serviços seguem o cronograma previsto. “As atividades ainda estão concentradas no pavimento térreo, onde já executamos a demolição de toda a estrutura, fizemos a concretagem e a alvenaria em bloco dos pilares, vigas baldrames (cintamento inferior), bem como a camada impermeabilizadora, instalações hidro-sanitárias e de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), drenagem pluvial, edificação, chapisco interno e externo do muro e montagem das ferragens, sendo que atualmente estão sendo finalizadas as formas e concreto de algumas vigas, estando a obra próximo dos 50% de execução.  

Para Ubirajara Barreto, os benefícios da reforma e ampliação da delegacia  serão inúmeros. “Com a nova unidade policial os trabalhos administrativos e as operações estarão ainda mais integrados, os profissionais terão comodidade e condições favoráveis no desempenho das suas funções, e, todos aqueles que necessitarem dos serviços se sentirão ainda mais valorizados enquanto cidadãos, por disporem de um ambiente amplo e acolhedor”, frisa.