“Moro aqui há 20 anos e tive que suspender a minha casa, porque quando chovia a lama tomava conta. Agora estou muito feliz, pois, com esse calçamento feito, nem poeira e nem a lama farão parte dos nossos dias”. O relato é do morador da Rua José Amarante de Carvalho, José Bispo de Oliveira, de 68 anos. A fala do trabalhador autônomo, vem precedida de uma satisfação que era desejada há muito tempo por todos que residem nesta rua e em suas imediações: a pavimentação granítica.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), os trabalhos contemplam a pavimentação em paralelepípedo das ruas Antonio José Viana, Arlinda Ercília de Santana, Dorivaldo dos Santos, Hernandes da Rocha Gomes e  Rua José Amarante de Carvalho, no município de Simão Dias, no Território Centro Sul Sergipano.

A obra

Com investimentos de R$ 408.277,54, provenientes do Tesouro Estadual, a obra corresponde à execução dos serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação granítica e urbanização das cinco vias públicas, nas quais foram aplicados 4.586,46 m² de paralelepípedo e 1.783,42 metros de meio fio em concreto.

Residente na Rua Hernandes Rocha, o calceteiro, Pedro Domingos dos Santos, 51 anos, se mostra contente com a obra. “Estava sendo horrível transitar por aqui, principalmente nessa época de chuva, sem contar que no resto do ano a poeira comia solta. Ficou muito bom, todos nós estamos felizes com essa pavimentação”, comemora.

De acordo com o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, ao executar intervenções desse porte, o Governo do Estado promove diversos benefícios na vida da população. “A grandiosidade de uma pavimentação em via pública, está muito além do valor da sua obra. Ela movimenta a economia, gera emprego e renda durante a sua execução, melhora a qualidade de vida de quem nelas residem, pois diminui os problemas de saúde recorrentes por conta do excesso de poeira e de lama, eleva a auto-estima dos moradores, contribui para a valorização dos imóveis e incentiva a expansão do comércio local, já que, estando pavimentadas, elas se tornam mais atrativas para o investimento em diversos segmentos”, ressalta.

Última atualização: 18 de agosto de 2021, 11:30 AM