Tendo como principal público-alvo as coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil de todo o estado, em especial dos municípios que sofrem com as chuvas, o Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), realiza, no próximo dia 22 de março, no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju, um seminário sobre Mitigação aos Efeitos das Chuvas para o ano de 2024.

Segundo o superintendente da Supdec, tenente-coronel Luciano Queiroz, o evento objetiva capacitar gestores, agentes e coordenadores que atuam com a proteção e defesa civil dos municípios sergipanos. “A quadra chuvosa compreende os meses de maio, junho, julho e agosto. Dessa forma, é importante que eles estejam preparados para atuar diante de eventuais necessidades que venham a surgir nesse período, bem como tornar clara para os gestores municipais a importância de desenvolver ações preventivas e mitigatórias”, explica.

Com temas de importante relevância no que se refere ao período de quadra chuvosa e de suas consequências, as palestras do seminário serão proferidas por profissionais especialistas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Secretaria de Proteção e Defesa da cidade do Rio de Janeiro (Subpdec), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

Ainda segundo Luciano Queiroz, as variações climáticas dos últimos meses foram fatores preponderantes para a escolha dos assuntos a serem discutidos nesta edição do seminário. “Em 2023, o fenômeno natural foi o La Niña. Já este ano, temos o El Niño, sendo assim, adequamos os temas pertinentes aos efeitos causados por cada um deles. Desse modo, conteúdos como ‘Importância da previsão hidrogeológica para prevenção de desastres naturais’, ‘Prognóstico Meteorológico para a Quadra chuvosa de 2024’, dentre outros que farão parte da programação, são primordiais para manter os profissionais do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do estado de Sergipe preparados para agirem”, enfatiza.

Com carga horária de 8h, o seminário é direcionado aos profissionais que atuam no sistema estadual e municipal de Defesa Civil. A inscrição é gratuita e já pode ser feita por meio deste formulário.