Fiscais do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) inciam nesta quarta-feira, 20, ação para orientar pipeiros que integram a Operação Carro-Pipa sobre medidas de higiene para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus nas zonas rurais do semiárido sergipano. A ação também tem o objetivo de recomendar o uso de equipamentos de proteção junto aos processos diários efetuados com as comunidades diante da pandemia da Covid-19.
O intuito é que a Operação Carro-Pipa não seja um vetor de propagação do vírus, e principalmente o cuidado no atendimento da população sergipana. Em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde e a Torre Empreendimento também serão distribuídas equipamentos de proteção na operação. A iniciativa começará com duas equipes técnicas em Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre.
O Diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), Major Luciano Queiroz salienta que a fiscalização da Operação Carro Pipa é realizada pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil em parceria com as Defesas Civis Estaduais e tem como foco observar se os pipeiros aderiram os requisitos de padrão para a prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, a higienização das mãos com água e sabão bem como, a utilização do álcool em gel. “A equipe técnica estará fazendo a fiscalização desses trabalhadores, caso não haja o uso dos equipamentos iremos disponibilizar para os pipeiros 150 máscaras em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e vamos fornecer álcool em gel, com parceria da Torre Empreendimentos”, esclarece.
O Diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), Major Luciano Queiroz afirma que diariamente inúmeros sergipanos necessitam do recurso hídrico para o abastecimento de suas residências e pontua sobre o principal objetivo da iniciativa. “Nós estamos indo diretamente aos locais onde os pipeiros atuam e fazendo as recomendações acerca do usos dos EPI’s, para assegurar que não seremos um dos vetores de transmissão do vírus nas comunidades que estão em situação de emergência”, explica.
Orientações preventivas:
– Orientar os pipeiros quanto ao uso obrigatório de máscaras, principalmente nas operações de carregamento e descarregamento de água;
– Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, na impossibilidade, usar álcool em gel nas mãos antes dos procedimentos de carregamento e descarregamento da água;
– Orientar na higienização dos dispositivos de passagem de cartão;
– Manter o caminhão higienizado;
– Manter distância do apontador durante a passagem do cartão e durante o descarregamento de água na cisterna.