O Governo de Sergipe inicia nesta terça-feira, 18, por Riachuelo, na Grande Aracaju, o Curso de Operações e Gestão de Desastres (Coged). Até 11 de maio, todos os territórios do estado serão atendidos com a iniciativa, através da Superintendência Especial de Proteção e Defesa Civil (Supdec). 

As vagas disponibilizadas atenderão às coordenadorias locais de Proteção e Defesa Civil, bem como secretarias do poder público municipal. O objetivo é especializar agentes de instituições envolvidas nas ações relacionadas aos desastres e capacitá-los para contribuírem no desfecho rápido das mesmas e, assim, diminuir os danos, prejuízos e, principalmente, o sofrimento das pessoas afetadas.

A carga horária prevista para o Curso de Operações e Gestão de Desastre será de 10 horas/aulas distribuídas em um único dia, já a hora/aula terá duração de 45 minutos. 

Na oportunidade, serão abordados os temas: Operações de Prevenção, Mitigação e Preparação; Operações de Resposta; Operações de Restabelecimento e Reconstrução; Simulado de Gestão do Desastre. 

As inscrições podem ser feitas no site www.defesacivil.se.gov.br.

Cronograma

Em Riachuelo, o Coged será realizado na sede da Secretaria Municipal da Educação, a partir das 7h30. “Ainda esta semana, mais precisamente dia 20, levaremos o curso para o sul Sergipano. A cidade sede será Estância e o local o auditório da Câmara de Vereadores”, informou o superintendente especial de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz.