Já virou realidade. Os moradores de Pacatuba, no Território do Baixo São Francisco, receberam do Governo de Sergipe um mercado novo e moderno, obra que é um anseio antigo da população. A assinatura do termo de entrega aconteceu hoje, 6, na sede do município, e foi feita pelo prefeito Alexandre Martins com técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), responsável pela obra.

O mercado fica em uma das principais vias da cidade, na Rua Leandro Maciel. Realizada com recursos do Sergipe Cidades, possui 1.120,79 m² de área e recebeu investimentos de R$1.732.834,95, tendo seguido todas as normas e exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Construído no formato galpão pré-moldado em concreto armado, cobertura de telha em alumínio e piso de alta resistência, o mercado se divide em seis amplos corredores transversais e dois longitudinais, possuem duas portas de acesso, 92 boxes específicos para a comercialização dos mais diversos tipos de carnes, com bancada em revestimento cerâmico, pia específica para a lavagem de mãos, pia em granito com cuba inox, piso cerâmico, revestimento cerâmico nas paredes e rodapé em alta resistência. Na iluminação são 68 modernas luminárias e 26 lâmpadas de emergência, sinalização indicativa, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), instalação de extintores de incêndio.

O espaço possui sala de administração, depósito, banheiros masculino e feminino e outros dois, exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, sala de processamento e corte, com entrada específica e onde as carnes serão acondicionadas e cortadas antes de irem para a comercialização nos boxes, um depósito, uma casa de bomba e duas casas de lixo. O mercado possui um eficiente sistema de drenagem, fossa filtro e tanque de acúmulo, dois reservatórios de água com capacidade de 5.000 litros, entrada exclusiva para carga e descarga de caminhão, além do direito à acessibilidade garantido, com a construção de rampas de acesso em todas as portas de entrada, além dos banheiros adaptados.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, disse que a entrega desta obra é um compromisso que o Governo de Sergipe está cumprindo com a comunidade. “O mercado municipal de Pacatuba é uma obra que foi muito solicitada pelos moradores, não só do município como também de toda região do Baixo São Francisco. O mercado foi entregue hoje para administração da prefeitura por meio de Termo de Entrega, infelizmente nesse momento de pandemia não estamos podendo fazer uma inauguração oficial, mas sabemos o quanto é essencial esse novo espaço, principalmente nesse momento”, pontuou.