Esta quarta-feira, 29, foi de comemoração e boas novas para os munícipes de Tomar do Geru, a 138 km da capital. Além dos inúmeros serviços oferecidos durante a 28 edição do ‘Sergipe é Aqui’, a população da ‘capital do carro de boi’ foi presenteada com a entrega da obra de reestruturação da principal rodovia, além do anúncio de novas obras para o município.

Completamente revitalizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), o trecho de 14,8 km da Rodovia SE- 295, que liga o município à Cristinápolis, agora oferece aos condutores excelentes condições de trafegabilidade, segurança aos pedestres e diminuição de tempo de viagem.

A reestruturação faz parte do Programa Pró-Rodovias II, com investimentos de aproximadamente R$ 24 milhões e recebeu limpeza de bordos, execução de base e sub-base em trechos específicos, serviços completos de drenagem, aplicação de cerca 18.000,00 m³ de reciclagem com adição de brita em todo o pavimento existente, e 119.000,00 m² de imprimação, aplicação de duas camadas asfálticas com vibroacabadora nos oito metros de largura das duas pistas de rolamento, totalizando 14.208,00 toneladas de concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) e 236.800 m² de pintura de ligação.

Utilizando a SE-295 como via de deslocamento para ir ao trabalho, o enfermeiro Alexsander Deiró, 47 anos, ressaltou que a obra facilitou a vida de todos. “Trabalho há 20 anos em Tomar do Geru e poder chegar até aqui estava cada vez mais difícil por causa da situação da pista. Com a reforma, o percurso de Cristinápolis para cá, que era de 40 minutos, diminuiu para menos de 15. O Governo está de parabéns por essa obra tão importante para todos”, afirmou.

Novas obras

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri anunciou a licitação para a reforma, ampliação e urbanização do mercado municipal, obra incluída no programa Acelera Sergipe, cujos investimentos somam aproximadamente R$ 7 milhões. Mitidieri também realizou a assinatura da ordem de serviço para a construção da Pista do Grau, espaço voltado à prática do motociclismo, que receberá cerca de R$ 400 mil em investimentos.

Satisfeita com o anúncio, a professora Ivonice do Carmo disse que os benefícios serão inúmeros. “São obras valiosíssimas que, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento local. Teremos o nosso mercado reformado, os jovens e praticantes do motociclismo terão um espaço apropriado para a sua diversão, o que além de ser um novo atrativo de lazer vai proporcionar mais segurança para todos”, considerou.

Segundo o secretário da Sedurbi, Igor Albuquerque, a quarta-feira foi bastante produtiva. “É gratificante para mim, enquanto secretário de Estado, de alguma forma contribuir para o bem-estar de milhares de pessoas. Entregamos uma rodovia reestruturada e importante para o escoamento da produção de Tomar do Geru e municípios vizinhos, anunciamos novas obras, sendo que a prefeitura já nos entregou o projeto da reforma do mercado devidamente pronto, o que facilitará o trâmite para a licitação e posteriormente para a sua execução, reforçando ainda mais o dinamismo do Acelera Sergipe”, enfatizou.