A pedido da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Governo do Estado de Sergipe enviou equipes, com profissionais do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) para ajudar no trabalho de recuperação das cidades no Sul da Bahia, atingidas pelas chuvas dos últimos dias.


A missão da Defesa Civil de Sergipe é vistoriar cidades atingidas e verificar o que precisa ser recuperado, elaborar relatórios e pleitear recursos federais para a reconstrução. “Nosso objetivo aqui na região é atender aqueles municípios que ainda não tenham reconhecido sua situação de emergência, para que eles possam ter o mais rápido possível sua situação regularizada para a captação de recursos federais. Atualmente nós temos 47 municípios com a situação de emergência decretada e nós estamos auxiliando mais 10 municípios, para que se regularizarem no Governo Federal, afim de que a União possa, o mais rápido possível, atender essas comunidades com recurso federal”, disse o capitão Alysson Carvalho, diretor adjunto da Defesa Civil.


A previsão é que a equipe permaneça na Bahia até o dia 22 de dezembro. Por lá o trabalho não para. “Nossas equipes estarão disponíveis até a quarta-feira da semana que vem, dia 22 de dezembro, podendo estender a permanência de acordo com a necessidade apresentada, sendo que todas as despesas dos servidores serão custeadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil”, ressaltou o Diretor do Depec, Tenente-coronel, Luciano Queiroz.