Após ser acionada por uma moradora do município da Barra dos Coqueiros, no Território da Grande Aracaju, uma equipe de profissionais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) fez o resgate de um filhote de Gavião Carijó (Rupornis magnirostris).
De acordo com a solicitante, há uma semana o filhote havia caído do ninho e estava com uma das patas quebradas, ficando sob os seus cuidados. Como a ave não apresentou melhoras durante esse período, a moradora decidiu acionar o órgão ambiental.
Após análise veterinária, os profissionais constataram que o filhote de gavião precisava de intervenções específicas até estar apto à soltura, sendo posteriormente encaminhado ao Parque dos Falcões, no município de Itabaiana, no Território Agreste Central, onde receberá os cuidados adequados, uma vez que o local é referência em preservação e tratamento de aves de rapina.
A Adema orienta a população que, ao encontrar qualquer animal silvestre, deve entrar em contato com o órgão através do telefone (79) 99191-5535. Em casos mais complexos, é possível acionar o sistema de plantão no resgate e capturas de animais silvestres, que atende às denúncias de criação ilegal, em cativeiro, desses animais, por meio dos telefones (79) 3198-7191, Plantão de resgate de fauna (79) 98819-7558 e (79) 3198-7150.
Equipe da Adema resgata filhote de Gavião Carijó
Depois da avaliação clínica, ave foi encaminhada ao Parque dos Falcões
17 de setembro de 2020 | 08:59