O diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), tenente-coronel Luciano Queiroz, participou, nos últimos dias 23 e 24 de março, da reunião 2022 do Conselho Nacional dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) realizada na cidade de Curitiba/PR.


Durante o evento foram destacadas pautas como o Fortalecimento das Ações Humanitárias; a nova Portaria N.º 260/2022 para Reconhecimento Federal de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública; Monitoramento Climático; atribuições dos municípios; profissionalização de agentes de Defesa Civil; o Direito dos Desastres; entre outros assuntos inerentes aos planejamentos de ações de Proteção e Defesa Civil.


“Estamos discutindo e relacionando os desafios de gestão de risco e gestão de desastres no âmbito do sistema estadual de Defesa Civil entre estados. Esse encontro é muito importante para que nós possamos nos atualizar enquanto gestores estaduais sobre as novas legislações vigentes principalmente a portaria n° 260 que é recente, onde fala dos critérios para decretar a situação emergencial, além das palestras e trocas de informações relativas às ações das defesas civis estaduais no âmbito da gestão de risco e desastres”, destaca o tenente coronel, Luciano Queiroz.
Sobre o CONGEPDEC


O Conselho funciona como um elo entre a Defesa Civil Nacional e as Defesas Civis Estaduais, e o encontro tem como objetivo as trocas de experiência, o estabelecimento de metas para os anos posteriores e discutir assuntos relacionados à capacitação, prevenção e resposta a desastres.