Tendo como público alvo coordenadores e agentes de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), realizou na manhã da sexta-feira,11, a segunda edição do Curso de Capacitação para coordenadores municipais.
Realizado pelo Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a segunda edição do evento teve a participação dos coordenadores municipais dos municípios de Graccho Cardoso, Indiaroba, Neópolis, Pacatuba, Poço Verde, Ribeirópolis eTelha.
O objetivo da capacitação é preparar os agentes integrantes das Defesas Civis Municipais para o pleno exercício de suas atividades, a fim de que eles adquiram conhecimento sobre temas básicos e estejam preparados para atuar em ações de prevenção, preparação, assistência e restabelecimento dos serviços essenciais à população, em casos de desastres e eventos adversos, além de se interarem sobre o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, recém elaborado pelo Executivo Estadual.
Interação entre os municípios
Recém nomeado Coordenador da Defesa Civil do município de Graccho Cardoso, no Território do Médio Sertão Sergipano, Ruodson Ferreira Souza, destaca a importância do evento. “Mesmo em meio a pandemia, é de grande importância a realização desse curso, pois ele dá oportunidade para que um município interaja com o outro, assim, novos conhecimentos na área da Defesa Civil são acrescentados”, ressaltou.
Coordenador da Defesa Civil no município de Telha, Fernando Aquino só tem elogios ao evento. “Parabenizo os palestrantes e envolvidos nesse trabalho, pois, a cada vez que participamos de encontros assim, saímos fortalecidos e com mais conhecimentos, fazendo com que as funções da Defesa Civil sejam exercidas da melhor forma”, afirmou o profissional residente na cidade do Território do Baixo São Francisco.
Para o gerente de integração e gestão de recursos do Depec, Edivaldo Celestino, a capacitação é de extrema relevância para os profissionais dos municípios envolvidos. “Além de darmos as boas vindas aos novos coordenadores municipais, pudemos transmitir a eles os conceitos básicos de Defesa Civil, do Sistema Estadual e Nacional de Proteção à Defesa Civil, e ainda sobre a importância da utilização correta do Sistema Integrado de Informação sobre desastre (S2ID), os quais todos obtiveram o aproveitamento de 100% do curso. Ainda neste ano, realizaremos atividades similares com as coordenações municipais de todos os territórios sergipanos”, afirmou.