Apesar da contínua ocorrência de chuvas nas regiões do semiárido sergipano, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) continua atuando em municípios que possuem vigente o Decreto de Situação de Emergência por seca ou estiagem, homologado pelo Governo do Estado e reconhecido pelo Governo Federal.

As ações justificam-se pelo fenômeno conhecido como ‘seca verde’, no qual se caracteriza pelo registro de chuvas abundantes, porém, mal distribuídas em termos de tempo e espaço, impossibilitando assim, a manutenção dos reservatórios de água para o consumo humano, uma vez que a ocorrência das chuvas apenas tem sido suficiente para dar suporte à agricultura e às pastagens.

De acordo com o Gerente de resposta e gestão de desastres do Depec, subtenente Cícero Oliveira, a situação das chuvas que ocorrem na região árida é totalmente diferenciada da que ocorre no litoral. “Em virtude do clima e do tipo de vegetação na região do semiárido, a evaporação da água é muito alta. Se as chuvas não ocorrem por mais dias seguidos ou em maior quantidade, a capacidade de armazenamento de água diminui consideravelmente. Também vale ressaltar que a água acumulada nessas barragens é imprópria para o consumo humano, servindo apenas para a manutenção dos animais de rebanho e atividades agrícolas”, explica.

Diante deste cenário, o Depec junto ao Centro Meteorológico de Sergipe (CMS) prossegue monitorando os índices pluviométricos de cada região, afim de realizar o planejamento das ações sistemáticas para suspensão ou atuação da Operação carro-pipa, visando à contingência aos efeitos da seca e estiagem nos municípios afetados.