A equipe técnica do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), se reuniu com o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Sergipe, Marcos Alves Filho, e o prefeito de Ilha das Flores, Robson Martins, a fim de discutir sobre a possível recuperação de um trecho da orla do município, de aproximadamente 30 metros de extensão, que foi destruído em razão das chuvas ocorridas no último 01 de julho.
Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel, Luciano Queiroz, após as tratativas, o departamento estadual fará uma avaliação técnica e apresentará possíveis soluções. “As reuniões tiveram como finalidade avaliar os danos, as consequências e o que poderá ser feito na área danificada. Caso a situação de emergência seja decretada e reconhecida pelo Governo Federal, existe a possibilidade de liberação de recursos federais para recuperação do dique de proteção”, afirma.
A orla está localizada sobre o dique de proteção, que foi construído na década de 70 pela Codevasf, a fim de conter a erosão do Rio São Francisco, o qual ela margeia. Diante do sinistro ocorrido, a empresa enviou uma equipe técnica ao local para realizar uma vistoria e definir algumas medidas protetivas, a fim de diminuir os impactos das fortes chuvas, tendo sido instaladas lona de proteção e isolamento da área com tapumes para impedir a circulação de pessoas.