A Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de Sergipe (Supdec) e a Defesa Civil de Aracaju realizaram, nesta terça-feira, 10, uma ação conjunta de conscientização para crianças sobre medidas de prevenção e mitigação contra riscos. O evento aconteceu no Espaço Energia, na capital, e faz parte da programação alusiva à Semana Nacional de Redução de Desastres 2023.

O encontro reuniu cerca de 120 estudantes de quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Aracaju. Foram realizados três ciclos de oficinas durante os períodos matutino e vespertino, com o objetivo de desenvolver a percepção dos riscos nas crianças, sobretudo às que residem em locais vulneráveis.

“Esses meninos e meninas são os nossos maiores disseminadores de conhecimento. Eles foram escolhidos por residirem em lugares que mais vivenciam o nosso trabalho, então podem levar todo esse aprendizado de percepção dos riscos para a sua comunidade. Estamos empenhados em fortalecer a capacidade de resposta às emergências e, ao mesmo tempo, criar cidadãos mais conscientes sobre a importância da prevenção”, ressaltou a gerente de Planejamento e Prevenção de Riscos da Supdec, major Flávia Emanuela Cruz.

Durante o evento, foram realizadas exposições de viaturas e equipamentos da Defesa Civil e Energisa; simulação de funcionamento do drone em situações de emergência; palestra do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE); apresentação teatral educativa; além de exibição de filme em 7D e explanações temáticas desenvolvidas pelas instituições participantes. Entre os temas abordados estão as condutas seguras envolvendo eletricidade; primeiros socorros; prevenção e preparação – como identificar e não gerar situações de risco em sua comunidade; e como auxiliar a Defesa Civil na redução de desastres.

Para Kelly Cristina Vieira, educadora do Cras Madre Tereza de Calcutá, no Largo da Aparecida, inserir os alunos nessa programação é aumentar o senso de percepção de risco dessas crianças que residem em áreas mais suscetíveis a desastres. “Aqui eles estão aprendendo de forma lúdica, que é o melhor para que detenham o conhecimento, a aprendizagem. A estratégia foi assertiva. Além disso, é uma boa oportunidade de eles verem que os agentes da Defesa Civil atuam em outros aspectos não só relacionados ao que vivenciam”, afirmou.

O estudante José Rafael dos Santos Gonzaga confirma todo o aprendizado adquirido durante o evento e agradece a oportunidade. “Hoje aprendi que existem coisas que podemos fazer para nos proteger. Isso me fez sentir mais preparado, principalmente quando é naquele dia que chove muito. Achei muito bom e vou falar tudo o que aprendi para todos em casa”, comentou.

O diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Currais, destacou a importância de a companhia de energia se integrar nessa parceria, participando da Semana Nacional de Redução de Desastres 2023. “Esta ação é uma oportunidade de conscientizar as crianças sobre a temática do evento, bem como desenvolver a percepção dos riscos com relação à energia elétrica. A Defesa Civil é uma grande parceira nesses eventos de conscientização e não poderíamos deixar de apoiar uma ação tão importante. Um dos objetivos do Espaço Energia é justamente disseminar conceitos de sustentabilidade, eficiência energética que endereça o uso consciente e seguro de energia elétrica para as escolas e comunidade”, disse.