A vistoria técnica para os festejos juninos na Orla de Atalaia, durante os 31 dias de festa do Arraiá do Povo, é uma medida importante e necessária para garantir a segurança dos participantes e a qualidade do evento. Nesta quinta-feira, 31, com o objetivo de conferir o andamento dos serviços, bem como direcionar ações preventivas e de orientação, representantes da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), acompanhados pela Defesa Civil de Aracaju e da empresa responsável pela montagem, realizaram uma inspeção em toda a estrutura.

Segundo o coordenador de recuperação e gestão de cenários de risco da Supdec, o subtenente Moacir Sena, os serviços seguem de acordo com o cronograma previsto. “Vistoriamos o palco onde serão realizados os shows e apresentações artísticas, as estruturas de camarotes, bares, palco de som e camarote destinado às pessoas com deficiência, além de saídas de emergência. Constatamos que os trabalhos seguem de acordo com o que foi anteriormente  estabelecido. Ainda durante a visita, fizemos orientações às equipes de montagem, a fim de dar celeridade para que tudo esteja concluído até a vistoria definitiva”, explicou.

Para o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, um dos propósitos da visita preliminar foi a de constatar se os serviços correspondem ao projeto apresentado. “Embora a estrutura ainda não esteja finalizada, essa supervisão in loco tem entre outros objetivos detectar se houve algum equívoco na montagem e assim corrigi-los, bem como assegurar que ela esteja em consonância com a política estadual de Proteção e Defesa Civil, que, entre os seus critérios, estabelece a gestão de riscos, prevenção, preparação e mitigação”, ressaltou.

O tenente-coronel lembrou ainda que a vistoria técnica definitiva no Arraiá do Povo, envolvendo todos os órgãos responsáveis pela segurança do evento, será realizada amanhã, dia 1º de junho, e irá avaliar se a montagem da estrutura da festa está completamente apta a atender às normas da legislação em vigor. A inspeção será feita pelo governador Fábio Mitidieri, acompanhado por representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Vigilância Sanitária, Samu 192 Sergipe e Programa IST, Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).