Foi encerrado na manhã desta quinta-feira, 15, o curso de Gestão de Riscos e Plano de Contingência promovido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), na sede da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh). No último dia de aula, os coordenadores de Defesa Civil de diversos municípios de Sergipe receberam o certificado pela capacitação que começou na última segunda-feira, 12.

 

Para além das aulas teóricas, o curso incluiu visitas técnicas em áreas de risco na Cidade Nova e no Bairro América. Para o Coordenador da Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro, Emerson Campos, foi um momento enriquecedor. “A visita de campo nos mostrou, in loco, a verdadeira situação das casas, praticamente ‘penduradas’ no morro. Vimos ali os possíveis riscos para aquela população durante o período chuvoso, como desabamento e deslizamentos de terra”, narrou.

 

Quem comandou as aulas da capacitação foi a chefe de Divisão Articulada e Preparação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Maria Cristina Dantas, que fez uma avaliação positiva do envolvimento dos municípios. “Abordamos dois temas importantes, noções básicas e a política nacional de Proteção e Defesa Civil, assim como as diretrizes, atribuições e competências dos três níveis de governo: União, Estado e Município. Tivemos trinta municípios representados aqui. Essa presença dos municípios reflete um comprometimento e uma vontade muito grande de todos os envolvidos”, explicou.

 

Para ela, é importante que, cada vez mais, os gestores municipais tenham consciência de suas obrigações relacionadas à segurança da comunidade quando a questão envolve resposta e prevenção a desastres. “A Defesa Civil protege os munícipes e é competência do gestor local instaurar políticas em seu território, ter um órgão que coordene todas as demais secretarias que atuam na Proteção e Defesa Civil, ter um planejamento para ações de respostas e prevenção, dentre outras responsabilidades”, disse.

 

O major Queiroz agradeceu a presença de todos em nome da Defesa Civil Estadual e falou sobre como a capacitação vai melhorar o trabalho dos órgãos em todo o estado. “É importante que todos entendam bem os conceitos e os procedimentos para proteger a população, e esse trabalho começa no município, que precisa estar em sintonia com o Estado e a União, inclusive para a liberação de recursos”, destacou.

Última atualização: 22 de julho de 2020, 07:23 AM