Grandes circulações de nuvens e núcleos de instabilidades que vão do litoral de Sergipe até o norte do estado ocasionam com pancadas de chuvas em algumas regiões. O Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas – CMT, da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEMARH) emitiu nesta segunda-feira, 29, boletim de alerta sobra as condições de mau tempo em algumas regiões do Estado.

Segundo o meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), Overland Amaral, a mudança do tempo requer atenção. “Áreas de instabilidade no Litoral Norte do Estado de Sergipe, provoca chuvas leves a moderadas, deslocando-se por toda região ao longo do rio São Francisco, atingindo o Alto Sertão e toda faixa Norte de Sergipe. Essas condições merecem um estado de atenção porque as chuvas são torrenciais e localizadas, podendo ter volumes de 20 a 30mm com riscos de alagamentos e pequenos deslizamentos nestas localidades. Essas condições deverão permanecer nas próximas 24h em toda região”, pontua Overland.

Trinta municípios do Estado devem ser afetados, são eles: Amparo de São Francisco, Aquidabã, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Canhoba, Capela, Carmopólis, Cedro de São João, Gararu, General Maynart, Ilha das Flores, Japaratuba, São Francisco, Telha, Japoatã, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Maruim, Muribeca, Neopólis, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Propriá, Rosário do Catete, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas e São Cristovão.

O Centro de Meteorologia deixa algumas recomendações: evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. E qualquer problema que ocorrer devido a fortes chuvas, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Outono de clima chuvoso

Segundo o CMS a previsão climática para a nova estação, o Outono, é de período chuvoso e de chuvas mais intensas a partir do mês de maio e segue até o fim do inverno, mas a intensidade deve ficar na média dos outros anos. Na capital, a temperatura mínima para hoje fica em 25° e máxima em 30° graus celsius.


Última atualização: 29 de março de 2021, 13:32 PM por: