“Esse novo asfalto ficou ótimo, acabou com os buracos e facilitou a vida de muitos que, como eu, passam por aqui todos os dias para ir trabalhar. Agora me sinto mais seguro para trafegar na minha condução que é a bicicleta”. A empolgação do pedreiro, Ailton José dos Santos, de 61 anos, se justifica pela revitalização de 4,2 km da Avenida Melício Machado (SE-050), na Zona de Expansão de Aracaju.
Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a obra faz parte do Avança Sergipe, que tem entre seus objetivos, acelerar a recuperação econômica prejudicada em razão da Covid-19, e mudou para melhor a mobilidade do principal acesso da capital sergipana aos bairros da Zona de Expansão e às praias do Litoral Sul.
A intervenção recebe investimentos na ordem de R$ 2.737.227,76, oriundos do Tesouro Estadual, e compreende a revitalização de 4,2 km de extensão da rodovia (16 metros de pistas de rolamento, sendo 8 metros em cada sentido da via), tendo início na interseção com a Avenida Júlio César Leite até o final da duplicação, paralelo à esquina com a Avenida José Vicente de Almeida, onde foi executada a fresagem retirando a capa asfáltica e aplicando uma nova, realizados serviços e correção de drenagem, limpeza de sarjetas, caiação de meio-fio e sinalizações vertical e horizontal, sendo que após a sua conclusão, a obra será entregue à Prefeitura Municipal de Aracaju.
Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, os trabalhos caminham para a finalização. “Os profissionais estão corrigindo alguns problemas que surgiram na base da pista de rolamento em um trecho de aproximadamente 700 metros, no sentido praia/aeroporto. Tão logo o tempo volte a firmar, será aplicada a camada asfáltica no trecho em questão a fim de que a pavimentação fique uniforme, e a obra será entregue à população, garantindo assim a fluidez do tráfego.
Fluidez, mobilidade e segurança
Para o jardineiro, Damião Ribeiro, 43 anos, a revitalização chegou em um bom momento. “Trafego sempre por aqui e a situação estava complicada, muitos buracos, a moto trepidava muito neste percurso, agora a situação é outra, ficou 100% melhor”, afirma.
Há seis anos proprietário de um estabelecimento comercial no início da avenida, Ailton Rocha, 56 anos, diz que a recuperação mudou bastante o aspecto da via. “Para o que era antes, a rodovia está outra, ficou muito melhor para trafegar e sem os buracos de antes”, ressalta.
Para Ubirajara Barreto, a revitalização da avenida contribuirá bastante para a trafegabilidade. “Com essa intervenção, o Governo do Estado, além de facilitar a mobilidade, garantirá a fluidez do tráfego, sobretudo nos horários de pico, uma vez que a Avenida Melício Machado é o principal acesso não somente às praias da capital e do Litoral Sul, mas também aos bairros, loteamentos e inúmeros condomínios residenciais daquela região”, enfatiza.