“Vamos ter mais conforto, higiene, organização. Quando chove é ruim, muita lama, bagunça. As bancas de madeira serão trocadas pelas de cerâmica, a reforma vai deixar a feira mais arrumada, limpa. Estou satisfeito e os outros feirantes também, quando ficar pronto é que vai ser ainda melhor”. Há 25 anos comercializando produtos derivados do leite e alguns tipos de mariscos, o feirante Givaldo Tavares, 60 anos não esconde a satisfação com o início da reforma do Mercado Municipal de Simão Dias, no Território Centro Sul Sergipano.
Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a intervenção recebe investimentos de R$ 10.284.610,99, oriundos do Tesouro Estadual e faz parte do Avança Sergipe, programa do Governo do Estado que tem entre seus pilares, promover a aceleração econômica, prejudicada por conta da pandemia.
A reforma
Localizado na Travessa José Avelino de Oliveira, 83, no centro da cidade, o mercado municipal foi construído no início dos anos 90, e, sua reforma vem sendo pleiteada pela população, uma vez que a feira municipal se expandiu no decorrer dos últimos anos e os comerciantes carecem de um espaço mais amplo, cômodo e em conformidade com as atuais normas de vigilância sanitária.
Os trabalhos compreenderão novas instalações elétricas, hidrossanitárias, e implantação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), de gás, sistema de combate a incêndio e pânico, de alarme e CFTV para vigilância interna e externa, serviços de drenagem com implantação de reuso da água, restauração de toda a cobertura existente, recuperação de pintura geral e estrutura metálica, implantação de acessibilidade com rampas, placas indicativas, piso alerta, tátil e direcional.
Serão construídos 122 novos boxes para a comercialização de diversos produtos, 50 para o comércio de grãos, 24 para aves, 15 para suínos, 13 para miúdos, 06 para ovinos, 19 lanchonetes e instalação de câmeras frigoríficas, totalizando 249 espaços.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o andamento da obra segue o cronograma estabelecido. “Instalamos os barracões com refeitório, estamos executando a demolição dos boxes e do piso interno, bem como iniciamos os serviços de drenagem externa. Após a conclusão desses trabalhos, daremos início aos serviços de recuperação e construção de novas vigas metálicas”, detalha.
Melhorias
Moradora do município, Mariana Chagas, diz que a obra é necessária. “A feira cresceu e as condições do atual mercado não eram boas, principalmente quando chovia. Acreditamos que além de melhor, o lugar ficará moderno e organizado, e isso é bom tanto para os comerciantes, quanto para nós moradores”, avalia a cobradora de 30 anos.
Para Ubirajara Barreto, a reforma é um grande avanço para o município. “Com essa revitalização, o Governo do Estado não apenas promove melhorias para a qualidade de vida dos simãodienses, elevando a sua autoestima, mas principalmente, fortalece o desenvolvimento econômico, criando novas oportunidades de emprego e fomentando a renda local”, frisa.