Durante os últimos dias o aparecimento de um jacaré preocupou os moradores do município de Amparo São Francisco, a 117 km da capital. Acionada, a equipe de fiscalização da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), atendeu a população no resgate do animal, que foi localizado em um lago de área pantanosa, que também serve como passagem de pessoas entre dois bairros do município. Mesmo sendo o habitat natural, o órgão explica que espécies desse porte não devem estar em contato direto com os seres humanos. Ainda foram resgatados dois cágados durante a ação.
Para captura dos animais, a Adema enviou ao local a equipe responsável pela preservação da fauna e flora no Estado de Sergipe, nesta quinta-feira, 30. Também foram colocadas, antecipadamente, placas de sinalização que descreviam ‘Perigo: animal silvestre feroz’ e foi realizado o monitoramento do animal para captura.
O Diretor presidente da Adema, Gilvan Dias detalhou detalhou que com a ação da Adema tanto a população e o animal agora podem sentir- se mais seguros. “Tivemos êxito na captura do animal. Era somente um jacaré e outros eram cagados que foram confundidos com possíveis outros pequenos jacarés. Nessa ação obtivemos o apoio da Guarda Municipal auxiliou no isolamento do perímetro, como também os pescadores da região. Além disso toda coordenação elaborada desde ontem, 29, pela Adema com a realização da drenagem da água com intuito de não ter um maior impacto com as matas ciliares e dessa forma, conseguimos ter um melhor resultado da operação”.