O Programa Água Doce (PAD) tornou-se um grande aliado no enfrentamento ao coronavírus com a iniciativa de amenizar a carência de água potável e ajudar as comunidades durante pandemia da Covid-19. No município de Poço Verde, no semiárido sergipano, 29 comunidades são beneficiadas com a instalação de pias para incentivar a lavagem das mãos constantemente.  Nesta quinta-feira(14), com o objetivo de aumentar o hábito de práticas de higienização constante das mãos e limpeza, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), pela Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), e PAD e em parceria com a prefeitura de Poço Verde, começou a instalação de pias na comunidade Cacimba Nova, nos seis sistemas de captação de água existentes.

“O programa vai, além de fornecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, buscar incentivar e ensinar forma de renda extra, como também prezar pela saúde da comunidade assistida. Essa iniciativa garante que em cada sistema eles tenham pias instaladas no caminho para fazer constante higienização da mão, prevenindo assim contra a Covid-19. É importante ressaltar que a comunidade não possui nenhum caso de infectado e pretendemos com isso, ajudar mais ainda na prevenção. Até a próxima semana todas as pias estarão devidamente instaladas. A ação deve ser ampliada em todas 29 comunidades que o programa atende”, explicou o coordenador Estadual do PAD em Sergipe, Marcos Cezar.

Gestora do programa e moradora da comunidade Cacimba Nova, em Poço Verde, Ana Maria de Oliveira, relata a satisfação de ter a ajuda do programa na comunidade. “Mais uma vez o Programa Água Doce se mostra preocupado com nossa comunidade. Diante dessa situação de pandemia o PAD vem mais uma vez nos ajudar, nos orientar na questão da higienização das mãos, do uso de luvas e máscaras e, além disso, passando para nossa comunidade a importância do uso consciente da água que se torna ainda mais importante nesse tempo de pandemia, não temos como agradecer a atenção que recebemos. Nos sentimos mais seguros”.

Antes mesmo da pandemia chegar em Sergipe, o Governo do Estado, já executa o Programa Água Doce (PAD), que já implantou 29 sistemas de dessalinização, beneficiando cerca de cinco mil pessoas, distribuindo com mais de 17.500 mil litros de água potável em nove municípios. Já foram beneficiados pelo PAD, até o momento em Sergipe, 29 comunidades nos municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Gloria, Tobias Barreto, Porto da Folha, Simão Dias e Poço Verde. 

PAD

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis e para atender, prioritariamente, às populações de baixa renda, residentes em localidades rurais do semiárido. A equipe do programa dá total assistência aos beneficiados pelo PAD e também ensina alternativas para o uso consciente da água. A água utilizada na criação de peixes é reaproveitada na agricultura, por exemplo, e os técnicos ajudam também aos moradores a ter conhecimento para que possam gerar mais renda para as famílias.